domingo, 13 de outubro de 2019

Sou Fire, sou anônimo, posso ser machista?

Olá!

É triste o quanto a gente esbarra com comentários que diminuem as mulheres na Firesfera...

Porque justamente aquelas pessoas que já atingiram a independência financeira, são ídolos para tantos de nós, "os aspirantes", e quando a pessoa dá uma mancada dessas, ela passa um recado para todas as outras, como se dissesse o seguinte: "se você for livre como eu, você pode tratar mal qualquer outra pessoa, porque você é um ser superior".

Daqui fico justamente com outra sensação: de que adianta a pessoa ter liberdade para fazer o que quiser da vida, se ela não possui nenhum interesse em melhorar a humanidade?

Qual o legado a deixar com tempo livre adquirido...?

PS: pessoal, quero esclarecer que admiro muito o masculino, tenho uma ótima relação com meu pai, marido e chefe. Aliás eles sempre procuraram me empoderar nessa vida (e me protegeram outras tantas vezes, sou muito grata). Mas é inegável que ainda há um desmerecimento aqui e ali e não acho isso "normal" (e já passei por isso quando fui promovida no trabalho). Só que longe de mim querer semear a discórdia...
Talvez, filosoficamente, ando procurando dar mais sentido à minha vida e sinto que faço mau uso do meu tempo quando faço outras pessoas se sentirem mal. Logo, se eu deixei alguém chateado com o post já peço desculpas.

18 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Conheci agora seu blog estou gostando bastante de ler seus artigos.

    Vou passar a acompanhar.

    Faz falta mais mulheres investidoras.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata pelo comentário e pela empatia! Parabéns pelo seu site, traz muito conteúdo para nós, estou acompanhando!

      Excluir
  2. Caramba, como pode isso?
    Eu particularmente fico muito feliz quando vejo uma mulher em busca da IF e elas são tão melhores que nós nisso; mais disciplinadas, mais focadas e adoro ler os comentários delas no blog pois são sempre os mais respeitosos e com mais insights !! Uma pena que nem todos pensem assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro AA40 muito grata pelo suporte que vem dando aos novos blogs, fico tão contente com seus comentários..!! Fiquei com super receio de escrever sobre esse assunto, mas realmente é algo que fica ali incomodando e resolvi manifestar por aqui..!

      Penso que tanto homens como mulheres tem sua forma de ver a questão financeira e um complementa o outro, me parece que as mulheres focam mais na questão do minimalismo, economia doméstica, enquanto homens focam mais nos investimentos, e tudo bem que cada um haja à sua maneira (e nem sempre é assim, há muitas mulheres que manjam muito de investimentos e homens extremamente frugais). Só é chato querer nos tratar como "incapazes"... Desnecessário.

      Grata por ser sempre um exemplo de educação e disponibilidade em auxiliar o próximo, é bacana de ver e aprender contigo!

      Excluir
  3. Luísa, super te entendo!
    Em alguns comentários que vi davam a entender que mulheres atrapalham a jornada rumo à FIRE! Isso me deixou muito triste!

    Fico MUITO feliz que começamos os nosso blogs. Vamos mostrar que muitas mulheres estão em busca da nossa IF. Só estávamos quietinhas! Rsrsrs

    Quem sabe conhecendo o nosso ponto de vista, esses comentários machistas diminuam. Eu acredito!

    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo 3F!! Pode ser que por estarmos quietinhas eles pensavam que a gente nem estava lendo, né? Que bom que começamos! Seu blog está ótimo, tem muito conteúdo para ensinar às pessoas. Grata!

      Excluir
    2. Foi a melhor coisa terem começado.
      Não sei se vcs já leem a Frugalwoods mas fica a dica se quiserem acompanhar:
      http://www.frugalwoods.com/2014/07/16/more-than-you-ever-wanted-to-know-about-the-frugalwoods-family/

      Excluir
    3. Adorei a família Frugalwoods! Grata pelo acréscimo no blogroll, nossa, fiquei surpresa com a consideração (não tô merecendo ainda, mas vou fazer o possível pra merecer.. hehe!) Preciso aprender a acrescentar aqui também a lista de blogs! Vou pesquisar.. abraços

      Excluir
    4. AA40, obrigada pela dica!

      CE, se quiser ajuda com a lista de blogs, entra em contato comigo que posso te ajudar.

      Excluir
  4. Acredito que às mulheres podem muito bem buscar o FIRE, não existe nada que impeça elas, inclusive mulheres tendem a ser mais racionais em temas que nós homens somos bem irracionais, um exemplo, a compra do carro que é um enorme passivo financeiro e normalmente às mulheres tem sempre um ótimo bom senso.

    Em relação a intolerância com mulheres na Finasfera acho que isso está relacionado ao perfil de muitos 'aspirantes' a FIRE, se você analisar alguns blogueiros e alguns frequentadores da seção de comentários tem problemas de relacionamento interpessoal, tem dificuldades de relacionamento com mulheres, são feios (e ser feio não quer dizer que vai ser intolerante com mulheres, mas muitas vezes a rejeição contribui), além disso, existem homens divorciados que passaram por problemas em casamento e acabam tendo visões extremistas, embora não seja regra essa visão extremista e muitos blogueiros são divorciados e não tem qualquer tipo de intolerância.

    Na minha opinião é muito importante a presença de mulheres, não apenas das mulheres mas de uma finasfera diversa, com pessoas de diversas profissões, opiniões filosóficas, regiões do país e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr jovem,

      não tenho nada a acrescentar no seu comentário. Somente agradecer. Muito obrigada.

      Excluir
    2. Muito grata pelo seu comentário e pela consideração! Pode acontecer mesmo, que alguma mágoa seja trazida pra fora e a outra pessoa perceba como ofensa, interessante seu ponto de vista!

      Excluir
    3. Ótima análise, Sr. Jovem. Acredito que parte das pessoas busca a independência financeira como uma válvula de escape para uma vida ruim, infeliz, imaginando que o acúmulo de dinheiro possa, em alguma medida, amortizar os efeitos de suas frustrações pessoais. Se a pessoa tem ou teve problemas na vida amorosa, pode começar a agredir o membro do sexo oposto, desvalorizando-o.

      Vamos nos unir para combater este tipo de atitude que é totalmente arcaica e contraproducente para o movimento FIRE no Brasil.

      Abraço a todos.

      Excluir
  5. Olá, Consciente Escolha! É lamentável ler um relato como este em pleno século XXI. Discriminação, seja que de ordem for, é sempre nocivo à sociedade. Além disso, o ato de discriminar parte de um preconceito que a pessoa possui. E na vida, quem tem preconceitos, não costuma ir muito longe.

    Vamos falar de um investidor preconceituoso. É o indivíduo que, por exemplo, acredita "que a renda fixa está morta", "que mercado de ações é cassino", etc. Por conseguinte, chegamos à conclusão que ele pode perder inúmeras oportunidades em virtude de suas ideias pré-concebidas.

    Você tem e sempre terá o meu apoio. Torço muito para que o número de blogueiros FIRE aumente, inclusive do sexo feminino, até porque acho que por questões culturais e, especialmente, genéticas, as mulheres tendem a ter comportamento com visão mais a longo do prazo do que o homem, o que contribui para o florescimento e desenvolvimento do ato de poupar. E, em pouquíssimas palavras, atingir a independência financeira, via FIRE, só depende da pessoa gastar menos do que com ganha, estudar, fazendo boas escolhas de investimentos, deixando as forças do tempo e dos juros compostos agirem. Neste ponto, comparando a atitude da mulher perante sua prole com o mundo de investimentos, elas já teriam uma vantagem natural sobre investidores do sexo masculino.

    Vou usar meu espaço (www.menteinvestidora.org) para fazer um post sobre a necessidade de acabarmos com ideais machistas dentro de nosso meio FIRE.

    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado MI! Sábias palavras!! Muito grata pelo apoio..! Interessante seu ponto de vista, realmente uma pessoa que tem uma visão estreita da vida perde um tanto de oportunidades! Abraços

      Excluir
  6. Gostei muito do seu post, Consciente Escolha! Sempre me incomodaram esses posts machistas que vemos nos blogs e estou muito feliz por ter descoberto mulheres na Firesfera! Agora me sinto mais representada nesse universo. Parabéns pelo blog! Abçs

    ResponderExcluir
  7. O que nos diferenciam nós, homens, em relação a elas, em busca da independência finnaceira?

    https://www.menteinvestidora.org/2019/11/o-que-nos-diferenciam-nos-homens-em.html

    ResponderExcluir

Viver = consumir ou evoluir?

Olá!!  Acabei de assistir a uma palestra da Lúcia Helena (minha musa filósofa) e ela falava como às vezes tratamos o chamado da nossa alma,...