domingo, 6 de outubro de 2019

Só os ricos podem ser independentes?

Olá!!

Sobre independência financeira, percebo que, no Brasil, a maioria das pessoas sente que é necessário ter um salário muito alto para que, só então, seja possível aportar de forma a atingir a liberdade financeira.

De um lado, entendo que realmente pode ser bem difícil para quem ganha salário baixo arcar com todos os custos.

De outro lado, há tantas pessoas que vivem com ainda menos e achamos impossível pensar que temos capacidade de viver com aquele valor...

Por que julgar que uns tem necessidades superiores que as dos outros?

E se uns conseguem viver com 1s.m. porque na classe média, aquele que recebe 10s.m. pensa que é impossível viver com 5s.m.??

É algo que vivo me perguntando... Como servidora pública sempre vivi no meio dos endividados. No ambiente de trabalho, é normal pegar um empréstimo para viajar, trocar de carro ou mesmo pagar a fatura do cartão de crédito (sim, já fiz tudo isso).

Ainda que digam que servidor público ganhe bem, a maioria vive sem dinheiro e enforcada, fazendo de tudo para estar num cargo e ganhar um dinheiro a mais.

Parece que toda quantia é gastável, me lembro da triste história do final da vida do cantor Michael Jackson. Toda fortuna dele não foi suficiente para arcar com os gastos que assumiu e faleceu pelejando para executar uma nova turnê que o desgastou até o limite...

Será que não fazemos o mesmo em menor escala?

Será que é impossível viver com metade da renda?

E se tantas pessoas mundo afora conseguem viver com parcos recursos, por que poucas acreditam que conseguiriam fazer o mesmo?

 Na pior das hipóteses, porque não fazer uma renda extra para continuar vivendo com o valor do salário e investir os novos valores?

São questões que faço a mim mesma...

Até breve,
Luíza

4 comentários:

  1. Excelente reflexão. As pessoas realmente precisam pensar nisso, viver com metade da renda, downsize como é conhecido lá fora.
    Gostei do seu blog. Bem vinda a Firesfera ! Abcs

    ResponderExcluir
  2. Grata pelas palavras! Estou me acostumando a mexer por aqui, e tenho a certeza de que a comunidade auxiliará a todos na manutenção do foco a longo prazo.

    ResponderExcluir
  3. Também faço a mesma pergunta de forma constante. Vejo pessoas com salários de 5 mil, 15 mil, 20 mil reais, dizendo que não sobra dinheiro para nada. Como uma pessoa que recebe 20 mil reais pode dizer que não sobra dinheiro? Aí vem a questão das pessoas que vivem um padrão de vida acima do que o salário permite. Viver bem, poupar o necessário e ser feliz, é um desafio para os dias de hoje. Um beijo. Yuka.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Yuca! Você é pra mim uma prova de que podemos viver abaixo do valor do salário, de uma forma plena e alegre. Suas palavras são sempre cheias de sabedoria. Grata pelo comentário por aqui!

      Excluir

Viver = consumir ou evoluir?

Olá!!  Acabei de assistir a uma palestra da Lúcia Helena (minha musa filósofa) e ela falava como às vezes tratamos o chamado da nossa alma,...